segunda-feira, 13 de junho de 2011

Relatório da pesquisa TIC na T.I. Laklãnõ

Através deste relatório mostrarei o que percebi, senti e o que o povo Xokleng com a tecnologia do mundo moderno, sem deixar da sua cultura nativa.
A chegada das Tecnologias de Informações ( TICs ), para mim traz desafios e problemas, cujas soluções vão depender das potencialidades de cada um do trabalho que nela se realiza. Precisamos compreender a realidade em que atuamos e planejar a construção de Novos cenários, de novos saberes, com as novas tecnologias e aprender a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acessos às informações, com novas responsabilidades de comunicação e interação, novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimentos.
Não há um só caminho, nem uma só solução. Ao contrário,hà uma gama de possibilidades por meio das quais poderemos encontrar novas respostas para velhas perguntas. O meu objetivo é conceituar o que são mídias e tecnologias e a evolução desses conceitos; refletir sobre a utilização e a importância dos computadores, da internet, de blogs entre outros na minha vida e além disso conhecer outros recursos básicos no computador.
Através disto vejo que os Xokleng vem evoluindo socialmente e utilizando recursos da natureza em benefício próprio, transformando-os em ferramentas.
Elas ajudam a criar conjuntos de conhecimentos, formas técnicas de fazer as coisas, costumes, hábitos sociais, sistemas de comunicação e crenças transmitidas de geração para geração. Olho em nossa volta. Muitos dos objetos presentes em nossa vida cotidiana são ferramentas para o nosso uso próprio. Vivemos em cenários de constantes e aceleradas mudanças, provocadas pelos avanços científico e tecnológico e por transformações sociais e econômicas.
Essas mudanças revolucionam nosso modo de comunicação, de relacionamento com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao nosso redor, encurtando distâncias, expandindo fronteiras, num intercâmbio de produtos e práticas socioculturais. Nesse contexto, as novas mídias e tecnologias invadem nosso nosso cotidiano e aceleram e aprofundam essas transformações. Na sociedade contemporânea, pós-moderna, a tecnologia e principalmente a informática estão presentes em toda a parte e penetrando na T.I. Xokleng.
O povo Xokleng está se habituando com esta tecnologia, na hora de votar, por exemplo, a urna eletrônica é o computador, para sacar dinheiro, muitas vezes usamos um caixa eletrônico e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário