segunda-feira, 13 de junho de 2011

Comentário da pesquisa da tic na T.I. Laklãnõ

A pesquisa realizada na T.I. foi realizada com alunos da 2ª e 3º sŕeie do ensino médio da Escola Indígena de Educação Básica laklãnõ. Realizamos um questionário para melhor esclarecer aos entrevistados. Algumas das perguntas buscavam a realidade do passado com a do presente. Sabemos que os Xokleng tinham suas técnicas como por exemplo de caçar, andar pela mata, de pescar, ver o tempo, etc. A tecnologia atual tem se iniciado entre este povo a pouco mais de dez anos, quando alguns cursinhos tem se ofertado por alguma entidade ou universidade. Alguns dos alunos entrevistados diz ter computador ou notbuk em casa. Mas a maioria diz se utilizar os computadores da escola já que ela possui internet e também usam para fazer pesquisa de trabalhos da escola, documentos entre outro. Foi também pesquisado se os mais Velhos da comunidade tem interesse de aprender a usar o computador e Muitos disseram que já estão com idade avançada para isso.
Concluindo, é muito importante estar a par do mundo moderno cheio de tecnologia, mas nunca deixar de nossa cultura ou seja posso ser o que você é sem deixar de ser quem sou.

Este relatório, foi realizado entre os acadêmico que fizeram esta entrevista:
Carli, Carla e Simeão

2 comentários:

  1. Nem os que estão relatando preserva seu custume abtos e tradição só se lembram que são indios quando tem algum lucro ou vantagem digo isto porque morro 31 anos na aldeia

    ResponderExcluir
  2. Temos quase 100 anos de história depois que os nossos antepassados entraram em contato com homen branco, só agora que lembram que são indios? ser indio vem da raiz, ser indio é preservar custumes, tradição,abtos, e crenças desde criança, pra não tá pesquisando seu proprio custume depois de grande, eu aprendi desde que nasci não precisei ir a escola pra aprender meu próprio custume,fui a escola , mais pra aprender outra coisa,e se os mais velhos acabar? com quem vam fazer estas entrevista e pesquisa? ir na escola? A! é pra se atualizar na tecnologia mesmo, o que me preocupa hoje,é que muitos indigenas tem vergonha de ser indio não sabe nem um significado de uma palavra indigena, se duvidar não sabe nem quem são seus avôs. Por exemplo vi uma matéria no endereço deste colégio Laklâno, que uma "jovem dando uma entrevista falou que não sabe nem falar uma palavra indigena" e que seus pais são indios puro.Eu tenho orgulho de ser indio xokleng, sou falante da minha lingua materna,onde passo preservo minha tradição,custume,abtos e crença. Graças a Deus que não precisei pesquisar tudo isto, mas vejo que agora alguns indios depois com idade tam dando valor devido uma grande necessidade.

    ResponderExcluir